quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A pesquisa como eixo de formação docente

Na aula do dia 27/08/08 discutimos sobre o que seria pesquisa. Cada aluno colocava em pedaços de papel sua opinião sobre o conceito que eles tinham de pesquisa. Quando as idéias foram sendo expostas, basicamente o conceito de pesquisa foi definido como sendo: a busca de informações satisfatórias, investigação, ver além do senso comum.

Prosseguindo a aula, foi sugerida pela professora Socorro Cabral a leitura do texto de ESTEBAN e ZACCUR:"A pesquisa como eixo de formação docente". Na discussão dos alunos sobre o mesmo, ficou claro que é de fundamental importância que o professor seja um constante pesquisador.
As autoras levantam questionamentos à respeito do professor da escola básica que deveriam ter participação na construção das mudanças que desejamos ver implantadas no interior da escola. O fato destes professores se sentirem negados pode ser o motivo da resistência, ou conformismo diante das novas propostas que lhe são apresentadas.
Entretanto há aqueles professores que se inquietam com os rumos tomados pela educação e buscam uma nova forma de ressignificar os conhecimentos do aluno e sua prática cotidiana, fazendo valer seu papel de professor pesquisador que busca contextualizar informações para que o educando avançe em seu processo educativo.
O distanciamento entre os acadêmicos e os profissionais da educação básica é grande. Quem vive o cotidiano da escola não se reconhece no texto teórico, sentindo-se negado; quem teoriza precisa estar atento para não se abstrair da realidade da escola.
O que ESTEBAN e ZACCUR propõem é o diálogo entre teoria e prática, diálogo este que alimenta o pesquisador acadêmico e o professor-pesquisador, com significativos avanços para todos os atores envolvidos. Assim o professor não se sentirá mais um mero executador do pensado por outrem e os pesquisadores se aproximam melhor do objeto investigado.
Ao lado disso é de fundamental importância que o professor se instrumentalize para observar , questionar e redimensionar seu cotidiano. Tal movimento só se torna concreto através do permanente diálogo prática-teoria-prática.

Considerando que a prática docente para atingir resultados significativos precisa de um aprofundamento teórico consistente, adaptado a realidade onde se dá o processo formativo, um professor que assume uma postura investigativa, precisa de uma ampla leitura crítica da bibliografia especializada, para que ele possa estar sempre informado, inovando e redefinindo conceitos. O educador precisa pensar sua prática e problematizar, pois a prática interroga e atualiza a teoria e vice-versa.

Portanto é necessário compreender que todo profissional da Educação nunca está pronto, que a busca pelo conhecimento é um processo inacabado e que ele deve está sempre em constante descoberta.

4 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Traga também a importância do professor do ensino fundamental ser um pesquisador.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Você poderia ter explorado mais o texto que é muito rico.

Unknown disse...

Olá, vc foi dez, adorei a sua reflexão e isso nos incentiva a postar mais textos, reflexões que ajudem as pessoas a se especializarem melhor. vc me ajudou muito. Obrigada!

Dadá disse...

Olá!
Você foi nota máxima. Experiência ganha-se com andar de tempo...pesquisa é a fonte, por isso tudo quanto é professor deve se actualizar indo sempre a fonte do saber, buscando inovação e criatividade. Parabéns!!