terça-feira, 23 de setembro de 2008

Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão

Segundo PIMENTA e LIMA, o estágio supervisionado para alunos que ainda não exercem o magistério pode ser um espaço de convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso e, principalmente, ser uma contigência de aprendizagem da profissão docente, medida pelas relações sociais historicamente situadas(p.102).

A prática de docência é um dos caminhos para a formação do educador. A finalidade do estágio é proporcionar ao estudante experiência prática na sua formação, concedendo-lhe complementação do ensino aprendizagem. Através do estágio é possível também que o discente ressignifique seus saberes e produza novos conhecimentos.

Quando o aluno parte para a prática em sala de aula geralmente se depara com dificuldades e situações de conflito diante da real condição das escolas e as contradições entre o escrito e o vivido, o dito pelos discursos oficiais e o que realmente acontece. É muito difícil colocar em prática as teorias estudadas durante o curso de formação.

Todavia, mesmo diante dessas dificuldades, sabemos que é no estágio que temos a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar competências. Para um estágio realmente significativo se faz necessário uma reflexão e análise constante da realidade escolar apresentada como também a compreensão do cotidiano da escola para que se possa encontrar formas de interação e intervenção de maneira responsável. Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estar atento às peculiaridades e as interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade.

Citam ainda, as autoras, que a pesquisa é componente essecial das práticas de estágio, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, que são convocados a rever suas certezas, suas concepções do ensinar e do aprender e seus modos de compreender, de analisar, de interpretar os fenômenos percebidos nas atividades de estágio. Assim, o estágio torna-se possibilidade de formação contínua para os professores formadores.

2 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Alina,

muito legal suas reflexões acerca do texto da Selma Garrido sobre o estágio. Veja como vc está crescendo.

Unknown disse...

Olá, vc foi dez, adorei a sua reflexão e isso nos incentiva a postar mais textos, reflexões que ajudem as pessoas a se especializarem melhor. vc me ajudou muito. Obrigada!