terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Reflexões sobre a segunda semana de estágio no CAIC


O estágio é o momento de procurar o aprimoramento na gestão de uma sala de aula. Nesse período é de fundamental importância o ato de planejar que deve se caracterizar pela tomada de um conjunto de decisões relativas à seleção, à organização e ao sequenciamento das rotinas de atividades de intervenção, de rotinas de supervisão e de rotina de execução.
"A gestão da classe consiste num conjunto de regras e de disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem" ( Doyle,1986).
Nessa segunda semana eu e minha colega de estágio tomamos a decisão de modificar a disposição das carteiras dos alunos de modo que possibilitasse uma melhor visualização dos alunos como também organização do espaço.
Ao lado disso, percebemos também que a maior parte dos alunos tinham comportamentos agressivos entre si, o que prejudicava o andamento das atividades planejadas. Então resolvemos aplicar medidas disciplinares como o reforço positivo ("estrelinhas") para comportamentos aceitáveis ou para respostas corretas que contribuiram muito para diminuir a ocorrência de comportamentos inadequados.
Procuramos também motivar os alunos fazendo com que eles colocássem a "mão na massa" na hora de preparar a receita, atividade que eles se mostraram muito interassados em fazer, desenvolvendo o senso de responsabilidade e a confiança em si mesmos.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Alina,

As reflexões que vc traz sobre a Gestão da Classe( Gauthier) são realmente fundamentais para a melhoria da prática pedagógica. Veja como vc já está conseguindo fazer essa articulação.