Iniciamos no dia 07 de outubro de 2008 o período de regência do estágio de Educação do Ensino Fundamental no Colégio CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança).
Em virtude dessa primeira semana coincidir com a data de comemoração ao dia das crianças, a escola proporcionou aos alunos momentos de descontração e lazer, destacando o cinema com pipocas no auditório e os exercícios e brincadeiras ministrados pela professora de Educação Física na quadra poliesportiva.
A sala de aula é um espaço privilegiado para as trocas de saberes e de confronto entre a teoria e a prática educativa. A fase de estágio é realmente um momento muito oportuno de aprendizagens, permitindo vivenciar uma série de atividades educacionais, sentir o calor humano das salas de aula, provocando uma reflexão e aprimoramento enquanto educadores.
Sob a ótica de Alarcão(2005), a idéia de professor reflexivo está assentada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo e não um mero executor de idéias e práticas que lhe são exteriores. Nessa perspectiva podemos dizer que diante da incerteza e imprevisibilidade do seu trabalho, o educador deve agir de modo inteligente e flexivel.
Assim, educar não é transmitir de forma mecânica e enfadonha os conteúdos, é preciso que a prática docente esteja pautada na ação-reflexão-ação, ou seja, agir para refletir e refletir para agir. Educar é algo de extrema importância, quando percebemos a educação não como local de reprodução de conhecimentos, mas momento de construção de saberes para formar sujeitos críticos e ativos para a sociedade. Ainda podemos dizer que é pela reflexão que se abrem novos caminhos para a prática docente evitando a simples reprodução do modo de ensinar conhecido na infância e na universidade.
Desse modo, nesta primeira semana, procurei refletir e analisar as dificuldades encontradas na sala de aula para que assim pudesse melhor compreender e reconstruir minha prática, na intenção de melhorar o processo de aprendizagem dos meus alunos.
Um comentário:
É isso aí Alinea... Sem reflexão crítica sobre a prática pedagógica, o trabalho docente ficará sempre à merce de receitas e técnicas pedagógicas, que sem uma articulação com a prática, perdem o sentido.
Postar um comentário