quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Reflexões sobre a terceira semana de estágio no CAIC


O estágio é momento de transformar os dilemas enfrentados na sala de aula em desafios para a profissão, podendo se constituir em espaços de aprendizagem profissional e melhoria das salas.
No contexto do estágio, vivenciamos algumas situações complexas e procuramos encontrar soluções e tomar decisões sobre a melhor atividade a desenvolver, como estimular os alunos a participarem das aulas.
Na visão de Zabalza(2003), as receitas não dão conta da ação pedagógica, visto que o ensino se move em um contexto de incerteza, e a tomada de cada decisão está atrelada a uma série de variáveis específicas daquele momento que o docente precisa decodificar.
Geralmente os dilemas não têm formas fixas de resposta. Não existem "formas corretas" para enfrentá-los porque cada situação é única e apresenta características particulares. O importante é analisar a maneira como se enfrenta os dilemas pois assim se pode incorporar mecanismos(reflexão, intercâmbio de experiências e debates com colegas, documentação, avaliação, pesquisa, etc.) permitindo com isso conhecer com mais profundidade quais são os seus dilemas e como enfrentá-los.
Nessa terceira semana de estágio podemos mapear alguns dilemas encontrados na sala de aula:
  • Mediação X Indisciplina;
  • Atenção individual X Atenção grupal;
  • Alunos com dificuldade X Alunos avançados;
  • Diálogo X Punição

É a partir dessas situações desafiadoras que devemos analisar nossas metodologias para criar melhores condições de aprendizagem para os nossos alunos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Reflexões sobre a segunda semana de estágio no CAIC


O estágio é o momento de procurar o aprimoramento na gestão de uma sala de aula. Nesse período é de fundamental importância o ato de planejar que deve se caracterizar pela tomada de um conjunto de decisões relativas à seleção, à organização e ao sequenciamento das rotinas de atividades de intervenção, de rotinas de supervisão e de rotina de execução.
"A gestão da classe consiste num conjunto de regras e de disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem" ( Doyle,1986).
Nessa segunda semana eu e minha colega de estágio tomamos a decisão de modificar a disposição das carteiras dos alunos de modo que possibilitasse uma melhor visualização dos alunos como também organização do espaço.
Ao lado disso, percebemos também que a maior parte dos alunos tinham comportamentos agressivos entre si, o que prejudicava o andamento das atividades planejadas. Então resolvemos aplicar medidas disciplinares como o reforço positivo ("estrelinhas") para comportamentos aceitáveis ou para respostas corretas que contribuiram muito para diminuir a ocorrência de comportamentos inadequados.
Procuramos também motivar os alunos fazendo com que eles colocássem a "mão na massa" na hora de preparar a receita, atividade que eles se mostraram muito interassados em fazer, desenvolvendo o senso de responsabilidade e a confiança em si mesmos.

Reflexões sobre a primeira semana de estágio no CAIC

Iniciamos no dia 07 de outubro de 2008 o período de regência do estágio de Educação do Ensino Fundamental no Colégio CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança).
Em virtude dessa primeira semana coincidir com a data de comemoração ao dia das crianças, a escola proporcionou aos alunos momentos de descontração e lazer, destacando o cinema com pipocas no auditório e os exercícios e brincadeiras ministrados pela professora de Educação Física na quadra poliesportiva.
A sala de aula é um espaço privilegiado para as trocas de saberes e de confronto entre a teoria e a prática educativa. A fase de estágio é realmente um momento muito oportuno de aprendizagens, permitindo vivenciar uma série de atividades educacionais, sentir o calor humano das salas de aula, provocando uma reflexão e aprimoramento enquanto educadores.
Sob a ótica de Alarcão(2005), a idéia de professor reflexivo está assentada no pressuposto de que o ser humano é um ser criativo e não um mero executor de idéias e práticas que lhe são exteriores. Nessa perspectiva podemos dizer que diante da incerteza e imprevisibilidade do seu trabalho, o educador deve agir de modo inteligente e flexivel.
Assim, educar não é transmitir de forma mecânica e enfadonha os conteúdos, é preciso que a prática docente esteja pautada na ação-reflexão-ação, ou seja, agir para refletir e refletir para agir. Educar é algo de extrema importância, quando percebemos a educação não como local de reprodução de conhecimentos, mas momento de construção de saberes para formar sujeitos críticos e ativos para a sociedade. Ainda podemos dizer que é pela reflexão que se abrem novos caminhos para a prática docente evitando a simples reprodução do modo de ensinar conhecido na infância e na universidade.
Desse modo, nesta primeira semana, procurei refletir e analisar as dificuldades encontradas na sala de aula para que assim pudesse melhor compreender e reconstruir minha prática, na intenção de melhorar o processo de aprendizagem dos meus alunos.