sábado, 13 de setembro de 2008

Estágio de Observação

A semana de observação do estágio foi muito importante porque pude fazer uma avaliação de todo o contexto da escola como gestão, coordenação, professores e alunos contribuindo assim, para aplicação do meu trabalho na regência. Conhecendo o espaço da escola e da sala de aula consegui fazer um breve diagnóstico dos alunos que irei trabalhar percebendo o contexto em que os alunos estão inseridos.

A observação é componente essencial para a intervenção no estágio. Uma postura investigativa de atenta escuta interior e exterior é o ponto de partida para que um exercício docente alcance resultados significativos. Compreender a escola em seu cotidiano é condição para qualquer projeto de intervenção, pois o ato de ensinar requer um trabalho específico e reflexão mais ampla sobre a ação pedagógica que ali se desenvolve. Pimenta e Lima (2004, p.104), afirmam que
"Aprendemos na escola que o ver e o escutar de forma crítica e reflexiva o que estava em nossa volta propicia um novo olhar. Um olhar que escuta, ouve e aprende a ver o outro, a realidade cria e busca a sintonia do outro, do grupo e de outras pessoas "

Ao lado disso, a observação do contexto escolar o qual iremos atuar possibilita uma compreensão inicial do processo educativo daquele espaço nos permitindo refletir sobre as interações e comportamentos desempenhados. Neste espaço de tempo foi possível coletar informações que foram contextualizadas e que permitiu aos estagiários que ainda não atuam na educação ressignificar seus saberes e produzir novos conhecimentos sobre a docência.

5 comentários:

Hosana Silva disse...

Alina o perio de observação é muito bom pois possibilita ao estagiário refletir sobre a prática do professor e nos da subsídio para realização do nosso trabalho.Bom estágio para vc.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi,
Precisa refletir de forma mais consistente sobre o estágio de observação.Resgate do seu relatório.

janusia aquino disse...

COM CERTEZA O PERIODO DE OBSERVAÇÃO FOI PRIMORDIAL PARA NOS ORIENTAR NA FORMA DE CONDUZIR NOSSOA TARABALHOS EM SALA.AGORA ESTAR NA HORA DE POR EM PRÁTICA TUDO O QUE DISCUTIMOS EMBASADOS NA TEORIA DE DIVERSOS AUTORES.PROCURE MOSTRAR SUA CAPACIDADE E ACIMA DE TUDO CONFIE NA CAPACIDADE DO EDUCANDO E PROPONHA PARA ELES ATIVIDADES DESAFIADORAS ONDE ELE É CHAMADO A RESSIGNIFICAR O QUE JA SABE ISTO É USAR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA RESOLVER OS DESAFIOS PROPOSTOS...
FORÇA E CORAGEM MENINA

Hosana Silva disse...

Alina somos todos capazes só precisamos de oportunidade.Um poema de Carlos Drummond de Andrade diz assim:
não importa onde você parou...
Em que momento da vida cansou...
O que importa é que sempre é possivel
"RECOMEÇAR"
Bjos,
Hosana

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Muito legal ver seu crescimento Alina. Tá vendo que é só mergulhar.