O estágio é momento de transformar os dilemas enfrentados na sala de aula em desafios para a profissão, podendo se constituir em espaços de aprendizagem profissional e melhoria das salas.
No contexto do estágio, vivenciamos algumas situações complexas e procuramos encontrar soluções e tomar decisões sobre a melhor atividade a desenvolver, como estimular os alunos a participarem das aulas.
Na visão de Zabalza(2003), as receitas não dão conta da ação pedagógica, visto que o ensino se move em um contexto de incerteza, e a tomada de cada decisão está atrelada a uma série de variáveis específicas daquele momento que o docente precisa decodificar.
Geralmente os dilemas não têm formas fixas de resposta. Não existem "formas corretas" para enfrentá-los porque cada situação é única e apresenta características particulares. O importante é analisar a maneira como se enfrenta os dilemas pois assim se pode incorporar mecanismos(reflexão, intercâmbio de experiências e debates com colegas, documentação, avaliação, pesquisa, etc.) permitindo com isso conhecer com mais profundidade quais são os seus dilemas e como enfrentá-los.
Nessa terceira semana de estágio podemos mapear alguns dilemas encontrados na sala de aula:
- Mediação X Indisciplina;
- Atenção individual X Atenção grupal;
- Alunos com dificuldade X Alunos avançados;
- Diálogo X Punição
É a partir dessas situações desafiadoras que devemos analisar nossas metodologias para criar melhores condições de aprendizagem para os nossos alunos.
Um comentário:
Oi alinea,
Faltou uma reflexão fundamentada sobre os dilemas vividos.
Postar um comentário